top of page

123 anos de publicação de Dom Casmurro



No dia 14 de março de 1900, foi colocado à venda a obra-prima de Machado de Assis, editado pela livraria Garnier. Dom Casmurro é apresentado ao leitor como um livro de memórias de um senhor de meia idade, de “hábitos reclusos e calados”, Bento Santiago, centrado na sua relação com Capitu. Bentinho, filho único de uma viúva rica, mora ao lado de Capitu, a bela e carismática filha de um humilde comerciante.

A amizade na infância se transforma em amor, mas um obstáculo à união reside no voto feito pela mãe de que seu filho deveria ingressar no seminário para se tornar sacerdote. Aos quinze anos, Bentinho chegou a cursar o seminário, onde conheceu e se tornou amigo íntimo de Escobar. Com ajuda de seu agregado, José Dias, e de Escobar, Bentinho convenceu a sua mãe a desistir da carreira eclesiástica e vai estudar Direito em São Paulo. Ao retornar ao Rio de Janeiro, reata o relacionamento com Capitu e eles se casam. Escobar se casou com Sancha, amiga de Capitu.

Em seguida, o casal tem um filho chamado Ezequiel. Tragicamente, Escobar morre afogado na praia do Rio de janeiro. Durante o velório, Bento relata que observou atentamente o olhar de sua esposa em direção ao corpo do amigo, de modo profundo e enigmático, “, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...” Após esse episódio, o personagem nutriu um ciúme excessivo e tornou a suspeitar que Ezequiel fosse filho de Escobar. A relação fica insustentável, e devido a essa suspeita de traição, o casal se separa.

Dom Casmurro é um dos melhores exemplos de um narrador não confiável, porque a história é contada pelos olhos de Bento Santiago, o marido supostamente traído. O narrador idoso representa a decadente elite escravagista na passagem da Monarquia para a República, em que perdeu a maior parte de sua riqueza e ganha a vida como advogado. Bento está escrevendo um livro de memórias com o objetivo de justificar seu ciúme de sua esposa falecida.

0 visualização

Comments


bottom of page