top of page

30 anos de Jurassik Park


Existem grandes filmes e existem filmes atemporais. Em tempos, surge um filme que é tão significativo em quase todas as frentes que se torna um clássico atemporal, um ponto sem retorno para a indústria em geral. Um desses momentos ocorreu no verão de 1993, quando o diretor Steven Spielberg lançou uma das franquias de maior sucesso de sua carreira: "Jurassic Park".


O filme, estrelado por Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, é baseado no romance homônimo de 1990, do autor americano Michael Crichton, que aposta num mote de ficção científica para dar vida aos dinossauros. A premissa é que o bilionário Hammond encontrou uma maneira de clonar dinossauros a partir do DNA de mosquitos fossilizados. Então, teve a ideia de criar um parque temático para esses gigantescos animais revividos. A admiração inicial dá lugar ao terror generalizado quando o antagonista do filme, o Tyrannosaurus rex, escapa de seu cercado.


Spielberg estabelece um modelo para a narrativa cinematográfica ao dar vida aos dinossauros na tela grande. Por meio de uma combinação de animatrônicos inovadores e imagens pioneiras geradas por computador, ele conseguiu fazer com que os animais extintos parecessem mais reais do que qualquer um pensava ser possível. Além disso, daquele ponto em diante, praticamente qualquer coisa que qualquer cineasta pudesse sonhar se tornaria possível – a tecnologia não era mais a principal limitação.


Lançado nos cinemas em 11 de junho de 1993, "Jurassic Park" arrecadou US$47 milhões em seu fim de semana de estreia. Permaneceu no topo das paradas por três semanas e não saiu do top dez até o fim de semana de 1º de outubro. Acabou se tornando o filme de maior bilheteria de todos os tempos até aquele momento, arrecadando $357 milhões no mercado interno e $621,1 milhões no mundo, totalizando $978,1 em seu lançamento original. Ele destronou o próprio "ET" de Spielberg, que detinha o recorde por quase uma década antes.


Trinta anos depois, Jurassic Park apenas poliu sua reputação como um dos melhores sucessos de bilheteria de Spielberg.



0 visualização

Comments


bottom of page