top of page

Aniversário de J. R. R. Tolkien



Hoje é aniversário de 131 anos de J. R. R. Tolkien (1892–1973), grande escritor de fantasia e professor de anglo-saxão (inglês antigo) na Universidade de Oxford, ele escreveu várias histórias, incluindo as mais famosas, “O Hobbit” (1937) e a trilogia “O Senhor dos Anéis” (1954–1955), que se passam em um mundo mítico construído por ele, que chamou de Terra-média, povoado com homens e mulheres, elfos, magos, anões, trolls, orcs e hobbits.


Nasceu na África do Sul, mas foi criado e fez a sua formação e carreira acadêmica na Inglaterra. Além do inglês, dominou diversos idiomas como alemão, francês, grego, gótico, espanhol e italiano.


Depois de combater na Primeira Guerra Mundial, ele começou seu primeiro trabalho como pesquisador e contribuiu com suas habilidades linguísticas para a construção do Oxford English Dictionary, iniciado em 1918. No âmbito da literatura inglesa, concentrou-se no estudo do romance de cavalaria “Sir Gawain e o cavaleiro verde” e o épico “Beowulf”.


Seu primeiro romance de fantasia premiado, O Hobbit, foi publicado em 1937 e apresentava o pequeno Bilbo Bolseiro de pés peludos e suas aventuras espetaculares para roubar o tesouro de um poderoso dragão com uma turma de anões. Mas, “O Hobbit” era apenas uma pequena ponta de um grandioso universo mitológico escrito por Tolkien, que reconheceu que, para criar um mundo crível, a Terra Média, tinha que preenchê-lo com sua própria geografia, história, idiomas, genealogias, calendários e povos. Nenhum escritor da língua inglesa jamais criou um mundo mais completo do que Tolkien. Então, nos anos de 1950, ele publica a trilogia “Senhor dos anéis” em que apresenta a expansão da mitologia da Terra Média, cativando leitores de todo o mundo.


A trilogia “O Senhor dos Anéis” (A sociedade do anel, As duas Torres e o Retorno do Rei) foi traduzida para vinte e cinco idiomas e vendeu milhões de livros no mundo.


Cada obra de fantasia que veio depois, desde os romances de Harry Potter e os filmes de Star Wars até jogos como Dungeons and Dragons, deve muito à espantosa imaginação de Tolkien e a tem como referência.





0 visualização

Comments


bottom of page