top of page

Coleção Vaga-lume - leituras que marcaram a infância


Leituras que marcaram a infância e juventude.

Dos quatro aos nove anos, eu lia muitas histórias em quadrinhos, contos de fada, livros de lendas e mitologias, livros didáticos. Aos 10 anos, foi um livro da coleção Vaga-lume, que constituiu o primeiro romance infanto-juvenil que li e não parei mais.

Depois, li praticamente todos os exemplares da Coleção Vaga-lume da biblioteca da minha Escola (Colégio Padre José Nilson). Esses livros foram a base da minha formação literária e a porta de entrada para a leitura de mais livros, romances brasileiros e universais. Tenho muito carinho por essa coleção. Assim como eu, muitas pessoas se iniciaram na leitura de livros literários por meio dessa coleção.

A Série Vaga-Lume é uma coleção de livros brasileiros voltada para o público infanto-juvenil, lançada em janeiro de 1973, pela Editora Ática. Foram mais de cem livros publicado dos anos 1970 aos anos 2000. O seu catálogo é dividido entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. Foram livros muito populares que faziam parte das bibliotecas de quase todos os colégios.

Além da publicação de autores consagrados, a coleção também lançou novos escritores como Marçal Aquino e Marcos Rey, que conta com inúmeros livros publicados.

Os meus livros favoritos são "O feijão e o sonho", de Orígenes Lessa, "A turma da Rua Quinze", de Marçal Aquino, "O escaravelho do Diabo", de Lúcia Machado de Almeida", "Menino de Asas", de Homero Homem e "O Mistério do Cinco Estrelas", Marcos Rey.

E vocês, quais os seus livros favoritos da coleção Vaga-lume? Quais livros marcaram sua infância ou adolescência?




0 visualização

Comentários


bottom of page