Livro raríssimo do escritor Pápi Júnior. O livro Contos é de 1954, em comemoração ao centenário do escritor, organizado pela Academia Cearense de Letras.
Antônio Pápi Júnior nasceu no Rio de Janeiro, mas se radicou em Fortaleza, participando de importantes agremiações literárias da época, como o Centro Literário e a Academia Cearense, depois Academia Cearense de Letras.
Na reorganização da Academia promovida por Justiniano de Serpa, ocupou a cadeira nº 34, sem patrono. Na nova reorganização, em 1930, ocupou a cadeira nº 27 e escolheu como patrono o escritor Oliveira Paiva. Atualmente, ele é um dos patronos da Academia, o da cadeira nº 5. Ele faleceu em 1934, em sua residência na Avenida do Imperador.
Autor que escreveu obras de cunho naturalista, profundamente influenciado pela ficção de Eça de Queiros, publicou os livros: O Simas, Gêmeos e Sem crime. Em O Simas, sua melhor obra, há uma intertextualidade profunda com o romance O Primo Basílio de Eça de Queiros.
O livro Contos reúne quatro textos ficcionais de Pápi Júnior e o curioso é que esse livro não recebeu edições posteriores.
Comments