top of page

Curso Introdução à Literatura Cearense



Inscrições abertas até o dia 15 de janeiro para o Curso de férias "Introdução à Literatura Cearense", ofertado pelo Prof. Dr. Charles Ribeiro Pinheiro. O curso consiste em um estudo introdutório sobre a história da produção literária no Ceará, enfatizando autores, movimentos estéticos, agremiações e revistas literárias. Por meio de uma metodologia historiográfica e dos estudos culturais, debaterá questões importantes sobre as ideias de tradição e sistema literário e a relevância do Ceará para a literatura nacional. Atividade ideal para graduandos dos cursos de humanidades, professores e pesquisadores em formação.

O curso ocorrerá de modo síncrono através do Google Meet, nos dias 18, 20, 25 e 27 de janeiro, com duas turmas: Turma 1 pela manhã (de 10h às 12h) e Turma 2 pela tarde (de 16h às 18h).

*O limite é de 35 vagas por turma, mas o curso só ocorrerá se cada turma obter o número mínimo de 15 inscritos. O valor do investimento é de 60 reais.

INFORMAÇÕES PARA PAGAMENTO:

Cartão de crédito - no link a seguir: https://pag.ae/7XTp4mdBa

Dados bancários para PIX:

Banco Pic Pay | Ag 0001 | Conta 47241088-1

Nickname picpay - @charlesribeiro82

Chave-pix: entrelugar.literaturacearense@gmail.com Link formulário inscrição: https://url.gratis/fXYU3R


Charles Ribeiro Pinheiro é graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2008). Mestre (2011) e Doutor em Letras (2019), também pela UFC, com pesquisas sobre o escritor Rodolfo Teófilo. Coordenador do projeto de extensão "O entre-lugar na Literatura cearense" (2015 e 2019). É roteirista e autor de livros didáticos de Literatura. Professor conteudista do Curso de literatura cearense, da Fundação Demócrito Rocha, em 2020. Vencedor do XIII Edital Mecenas (2021) da Secretaria de Cultura do Ceará com o projeto 'Padaria Espiritual em quadrinhos'.

Aulas/conteúdos abordados:

  • Literatura Cearense: critérios historiográficos (18/01);

  • Leitura e sistema literário no Ceará (20/01);

  • Iracema como uma tradição inventada (25/01);

  • O Ceará através da poesia (27/01).


Autores abordados no curso: José de Alencar, Adolfo Caminha, Paula Ney, Juvenal Galeno, Patativa do Assaré, Pedro Salgueiro, Pe. Antônio Tomás, Demócrito Rocha, Adriano Espínola, Antônio Sales, Poeta de meia Tigela e Edigar de Alencar.



EMENTA

Curso "Introdução à Literatura cearense"

Proponente: Prof. Dr. Charles Ribeiro Pinheiro

Modalidade: Curso livre (aulas síncronas)

Onde: Google Meet

Carga horária: Prática - 8 horas (quatro encontros de duas horas cada) | Teórica - 4 horas | Total: 12 horas.

Horário: Duas turmas: Turma 1 - 10h às 12h e Turma 2 - 16h às 18h.

Datas: 18, 20, 25 e 27 de janeiro de 2022.

Investimento: R$ 60,00.

Ementa: o curso consiste em um estudo sobre a literatura cearense, os principais movimentos estéticos, as agremiações literárias, os jornais e revistas, assim como alguns temas poéticos recorrentes e símbolos que constituíram uma tradição literária no Ceará. Será discutido como a literatura cearense tem contribuído, há dois séculos, para o enriquecimento cultural da literatura brasileira, ressaltando a importância de estudar essa intensa produção poética, cujo conjunto de escritores (não apenas os nascidos em terras alencarinas) e obras produzidas no Ceará, que tomam por tema o contexto e a circunstância do homem cearense, foram e são lidos dentro e fora do nosso estado. O curso tem o caráter introdutório às questões relacionadas a historiografia literária cearense e visa ao fomento da leitura, à divulgação e ao auxílio na formação de professores e pesquisadores na área de literatura cearense, trabalhando com a metodologia historiográfica e comparatista.

Aulas/conteúdos abordados:

  • Literatura Cearense: critérios historiográficos (18/01);

  • Leitura e sistema literário no Ceará (20/01);

  • Iracema como uma tradição inventada (25/01);

  • O Ceará através da poesia (27/01).

Autores abordados no curso: José de Alencar, Adolfo Caminha, Paula Ney, Juvenal Galeno, Patativa do Assaré, Pedro Salgueiro, Pe. Antônio Tomás, Demócrito Rocha, Adriano Espínola, Antônio Sales, Poeta de meia Tigela e Edigar de Alencar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALENCAR, José de. Iracema. 3. ed. - Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2019.

AZEVEDO, Sânzio de. Literatura cearense. Fortaleza: Academia Cearense de Letras, 1976.

________. Aspectos da literatura cearense. Fortaleza: EUFC, 1982

________. Dez ensaios de literatura cearense. Fortaleza Edições UFC, 1985.

BARREIRA, Dolor. História da literatura cearense. Fortaleza: Instituto do Ceará, 4. vol. 1948, 1951, 1954 e 1962.

________. Associações Literárias no Brasil, e particularmente no Ceará - Oiteiros. In: Revista do Instituto do Ceará. Fortaleza: vol. LVII, 1943.

BARBALHO, Alexandre e BARROSO, Oswald (org.). Letras ao Sol - Antologia da literatura cearense. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1996.

BENEVIDES, Artur Eduardo. Cancioneiro da Cidade de Fortaleza. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 2ª ed., 1973.

Evolução da poesia e do romance cearense. Fortaleza: Imprensa Universitária/UFC, 1976.

_________. Canto de amor ao Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 1985.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

________. Por um historicismo renovado: reflexo e reflexão em história literária. In:

Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CÂNDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte, Ed. Itatiaia, 1981. v. I e II.

CAMINHA, Adolfo. A normalista. Fortaleza: Editora ABC, 1997.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 1986.

__________ Periodização e regionalização literárias. In: O próprio e o alheio. Ensaios de literatura comparada. São Leopoldo- RS: Ed. Usininos, 2003.

COUTINHO, Afrânio. A tradição afortunada: o espírito de nacionalidade na crítica brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio; São Paulo: Edusp, 1968.

_________. Conceito de literatura brasileira. Petrópolis-RJ: Vozes, 1981.

_________. O processo da descolonização literária. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 1983.

GIRÃO, Raimundo; MARTINS FILHO, Antônio. O Ceará. Ed. Fac-símile. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 2011.

________; Sousa Maria da Conceição. Dicionário da literatura cearense. Fortaleza: Imprensa Oficial do Ceará - IOCE, 1987.

JOBIM, José Luis (org). Palavras da crítica. Rio de Janeiro, Imago Ed., 1992.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MARTINS, Claudio (org.). A quinzena: propriedade do Club literário. Fortaleza: Academia Cearense de Letras, 1984.

MOTA, Leonardo. A Padaria Espiritual. 2. Ed. Fortaleza: UFC, 1994.

PONTE, Sebastião Rogério. Fortaleza Belle Époque. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.

SALES, Antônio. História da Literatura Cearense. In: GIRÃO, Raimundo; MARTINS FILHO, Antônio. O Ceará. Ed. Fac-símile. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 2011.

SALGUEIRO, Pedro. "Escritor de província". In: O espantalho. Fortaleza: Editora UFC, 1996.

SANTIAGO, Silviano. "O entre-lugar do discurso latino-americano". In: Uma Literatura nos Trópicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SILVA, Ozângela de Arruda. Pelas rotas dos livros: circulação de romances e conexões comerciais em Fortaleza (1870-1891). Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011.

SOUZA, Roberto Acízelo de. História da literatura: trajetória, fundamentos, problemas. São Paulo: É Realizações, 2014.

SOUZA, Simone de e NEVES, Frederico de Castro (org). Intelectuais. Coleção Fortaleza:

História e cotidiano. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

STUDART, Barão de. Datas e factos para a história do Ceará. Tomo I, II e III. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 2001.

________. Dicionário Biobibliográfico Cearense. Fac-sim. Fortaleza: Iris; Secult, 2012.




Projeto de Extensão em Literatura Cearense[1]

Objetivo geral: Estudo da formação da literatura produzida e lida no Ceará, enfatizando a consolidação de uma tradição literária no estado, analisando a sua contribuição para a diversidade da Literatura brasileira.

Objetivos específicos:

  • Estudar a formação do sistema literário no Ceará, enfatizando o campo literário de Fortaleza;

  • Servir como de divulgação da tradição literária do Ceará para o público em geral;

  • Discutir e analisar os diálogos culturais entre os autores cearenses e os autores de outros estados brasileiros e de países estrangeiros, a partir do viés comparatista.

Corpus: Estudo de livros e autores, de Juvenal Galeno (1856) ao final da década de 1990, com a publicação de A Casa, de Natércia Campos.

Justificativa: O projeto de extensão visa ao fomento da leitura, à divulgação e ao auxílio na formação de pesquisadores na área de literatura cearense, trabalhando com uma abordagem da História da Literatura e da Literatura Comparada, enfatizando a formação, a circulação e a recepção dos autores e de obras literárias produzidas no Ceará, debatendo a contribuição dos escritores cearenses para a formação da literatura brasileira.

Metodologia: Para o estudo da literatura cearense, com base historiográfica, utilizaremos como principais referências: Dolor Barreira (1948), Sânzio de Azevedo (1976), Braga Montenegro (1966), Abelardo Montenegro (1953), Artur Eduardo Benevides (1976). Para os estudos em historiografia e Literatura Comparada: Antônio Candido (1959); Silviano Santiago(1978), Tânia Carvalhal (2003) e Leyla Perrone Moises, (1998).

Palavras-chaves: Literatura cearense, entre-lugar, Historiografia e Literatura Comparada.

[1] Projeto elaborado por Charles Ribeiro Pinheiro, durante o curso de doutorado em Letras (habilitação em Literatura Comparada) do Programa de Pós-graduação em Letras da UFC e com bolsa CAPES-DS. Orientação: Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva, Professora Titular, no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, coordenadora do grupo de "Espaço de leitura: cânones e bibliotecas".

12 visualizações

Comments


bottom of page