Scott McCloud (1960) é um quadrinista e teórico de quadrinhos norte-americano. Em 1993, Scott McCloud publicou seu primeiro trabalho sobre o mundo dos quadrinhos visto de dentro: Desvendando os quadrinhos. Neste livro, McCloud nos mostra que o quadrinho como produto audiovisual merece sempre um estudo aprofundado. O livro é uma importante contribuição a respeito da teoria dos quadrinhos como forma de arte e meio de comunicação.
Ele explora a definição de quadrinhos, o desenvolvimento histórico do meio, seu vocabulário e as várias maneiras pelas quais esses elementos foram usados, seu funcionamento interno, ao mesmo tempo em que examina muitos aspectos da comunicação visual.
McCloud teve a maravilhosa ideia de transformar seu texto em uma história em quadrinhos propriamente dita, narrada pelo personagem Scott McCloud. Essa decisão permite que ele ilustre seus pontos de dentro do texto e contribui para uma apresentação orgânica. Quando ele está explicando um conceito, ele é, ou suas palavras são, um exemplo do próprio conceito.
Assim como “Os quadrinhos e a arte sequencial”, de Will Eisner; “Desvendando os quadrinhos” de McCloud, é um dos livros que melhor pode ajudar um leitor desacostumado com o mundo dos quadrinhos a entender os mecanismos narrativos e as possibilidades dessa arte que nos prende a todos.
O livro tornou-se o texto obrigatório para cursos universitários sobre histórias em quadrinhos e estendeu sua influência a mídias artísticas como as artes digitais. Continua sendo uma leitura oportuna e valiosa, especialmente para nós, entusiastas de quadrinhos.
ความคิดเห็น