top of page

Dia 20 de março - Dia do(a) contador(a) de histórias


Hoje uma data especial, pois 20 de março é celebrado o dia nacional dos contadores de histórias. Contadores de histórias, narradores, mediadores de leituras são fundamentais para a formação social e pedagógica das pessoas.

Narrar é uma manifestação social e cultural que acompanha o ser humano desde sua origem. Cada povo tem histórias que formam a base de seu pensamento sobre o mundo e as formas de viver. As narrativas preservam a cultura de cada povo e passam o conhecimento e experiências de uma geração para outra. As narrativas mantêm as culturas vivas ao fornecer teias atemporais que interligam antigas tradições, lendas, mitos e arquétipos. O ato de narrar é universal e através das histórias compartilhamos paixões, medos, tristezas, dificuldades e alegrias e encontramos um terreno comum a outras pessoas para que possamos nos conectar e nos comunicar com elas.

As narrativas foram e são produzidas para serem contadas a outras pessoas, seja de forma oral ou escrita. Todos os dias, contamos histórias para outras pessoas por meio de narrativas curtas e simples.

Segundo a professora Bárbara Vasconcelos de Carvalho, na obra "A Literatura infantil: visão histórica e crítica", o mito, a literatura e a contação de histórias nasceram ao mesmo tempo, junto com a própria humanidade.Para a pesquisadora, "a literatura é a arte de ouvir e de dizer, logo, nasce com o homem. Suas origens se assinalam com o uso da palavra: filogeneticamente, o homem aprendeu a falar dizer — antes de ler e escrever, como, ontogeneticamente, acontece à criança, portadora de sua bagagem linguística, antes de alfabetizar-se. E essa capacidade de ouvir e dizer é o ponto de partida da Literatura."

Portanto, a literatura se utiliza da palavra para criar mundos imaginários e para expressar ideias, educar os sentimentos, contar histórias.

Segundo o professor e crítico Antônio Cândido a literatura "tira as palavras do nada e as dispõe como todo articulado. Este é o primeiro nível humanizador, ao contrário do que geralmente se pensa. A organização da palavra comunica-se ao nosso espírito e o leva, primeiro, a se organizar; em seguida, a organizar o mundo. Isto ocorre desde as formas mais simples, como a quadrinha, o provérbio, a história de bichos, que sintetizam a experiência e a reduzem a sugestão, norma, conselho ou simples espetáculo mental".

As histórias fazem parte da cultura humana, sobretudo, as narrativas ficcionalizadas que se manifestam em variados gêneros literários que existiram e existem ao longo da história, sendo os principais, o conto, a fábula, o romance, a novela, a crônica.

Obrigado aos contadores que nos encantam com maravilhosas narrativas e nos ensinam a ficarmos apaixonados pela literatura e pelos livros.

0 visualização

Comments


bottom of page