top of page

Dia de Reis - Epifania


No dia 6 de janeiro, os católicos celebram a Epifania, que é a apresentação de Jesus aos três reis, também chamado como de Dia de Reis. Epifania vem do latim eclesiástico epiphania, do grego Ἐπιφάνια; em que foi traduzido para o latim como apparitio, -onis (aparição). A epifania ocorre 12 dias após o Natal. Esses 12 dias também representam a lacuna entre o calendário lunar e o calendário solar. Um ano corresponde a 12 meses lunares (originalmente, o mês representava o período entre duas novas luas, ou 29,5 dias). Isso perfaz um total de 354 dias. Tem que se adicionar quase 12 dias (como os 12 meses do ano) para chegar ao ano solar.


O nascimento de Jesus é contado por dois evangelhos: Mateus e Lucas. Segundo Lucas, são os pastores que vêm homenagear Jesus; de acordo com Mateus, eles são magos. O texto bíblico usa o termo mago, do grego μάγος. Em geral, um mago se refere originalmente a um sacerdote persa ou medo (da Babilônia) ou homem sábio. Eles eram famosos por seus conhecimentos de astronomia e astrologia.


Os três magos originalmente não eram reis nem três. O texto bíblico apenas indica que eles são homens sábios do oriente. Se alguém se ater apenas a precisão do texto bíblico, só pode usar esta expressão: os sábios do Oriente. E eles ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra. Ofereceram três presentes e foram então representados posteriormente com três figuras, cada uma oferecendo um presente. Várias interpretações e tradições desenvolveram-se ao longo dos séculos... Os Magos representam os três continentes: Ásia, África e Europa, ou seja, a humanidade.

A partir do século XII, os Magos são comemorados pela Igreja Católica. A Adoração dos Magos ao menino Jesus é, a partir do século XV, um tema popular para pintores e artistas. É uma temática profundamente arraigada na cultura popular brasileira, em vários estados, representado, por exemplo, pelos reisados.








0 visualização

Comments


bottom of page