O Conselho Internacional sobre Literatura para jovens (IBBY), desde 1967, em homenagem ao aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 2 de abril, celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (ICBD), com o intuito de inspirar o amor pela leitura e para chamar a atenção para os livros infantis. O aniversariante de hoje, Hans Christian Andersen (1805-1875), foi mestre do conto de fadas, publicados em livros que alcançaram renome mundial. Ele também é autor de peças teatrais, romances, poemas, livros de viagem e autobiografia, embora muitas dessas obras sejam quase desconhecidas fora da Dinamarca. Contudo, seus contos de fadas são sua grande contribuição para a literatura mundial. Autor de contos clássicos como "A Pequena Sereia" e "O Patinho Feio", outros contos tais como "A nova roupa do imperador" e a "Pequena vendedora de fósforos", dotados de uma profunda e simbólica crítica social. Suas histórias, contendo verdades atemporais sobre a condição humana, continuam sendo lidas, reeditadas a adaptadas em variadas mídias, demonstrando assim, a universalidade de sua escrita, repleta de sensibilidade, de esperança e de compaixão.
Qual o papel da literatura na formação da criança?
Segundo Ana Maria Machado – “Ela permite sonhar, enfrentar medos, vencer angústias, desenvolver a imaginação, viver outras vidas, conhecer outras civilizações. Além disso, nos dá acesso a uma parte da herança cultural da humanidade afinal, temos direito a conhecer Dom Quixote, algumas histórias da Bíblia, o Cavalo de Tróia...”
"O melhor estímulo para a leitura é a curiosidade. Ela é despertada quando alguém nos fala com entusiasmo de um livro que está lendo ou leu, ou quando sabemos da existência de uma obra cujo autor já admiramos ou que, de alguma forma, relacionamos a outra leitura. [...] “Acima de tudo, a literatura infantil é para diversão. É uma aventura em um mundo novo e inexplorado, uma jornada em um mundo que está escondido daqueles que não estão expostos ao mundo em que você entra (e se torna parte) durante a leitura ”.
Comments