Hoje fui adquirir essa raridade da literatura Cearense, romance até então inédito em livro: O Almirante e o Uirapuru, de Domingos Olímpio.
Material bibliográfico anteriormente com professor Sânzio de Azevedo, a missão editorial de preparação dos textos ficou a cargo do professor Leite Júnior, trabalho de pesquisa de mais de 15 anos.
A presente edição que compila os dois livros de Domingos Olímpio foi uma parceria entre a Academia Cearense de Letras e a Fundação Waldemar Alcântara.
Está disponível na ACL para ser comprado presencialmente na Secretaria da instituição.
São poucos exemplares.
Segundo Leite Junior: "Para quem imaginava que o único livro escrito por Domingos Olímpio era o Luzia-Homem (1903), eis aqui o romance O Almirante enfim pronto para ser publicado em livro e os onze capítulos do inacabado O Uirapuru, passados mais de cem anos do aparecimento de ambos os títulos, n'Os Anais: Semanário de Literatura, Arte, Ciência e Indústria, periódico dirigido por Domingos Olímpio. A novidade vai encontrar o autor passados 172 anos de seu natalício, já que o sobralense Domingos Olímpio Braga Cavalcanti nasceu em 18 de setembro de 1850".
Comentários