Hoje é comemorada, 25 de março, a Data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão no nosso estado. O Ceará foi a primeira província brasileira a libertar os escravos, no dia 25 de março de 1884 -, há 137 anos. O Ceará se antecipou em quatro anos à abolição da escravatura em todo o Brasil, que ocorreu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.
Como indicação de leitura sobre a Campanha abolicionista cearense, indico o belo livro do escritor e artista plástico, o saudoso Audifax Rios, intitulado "Dragão do Mar e seu tempo - Cem anos do Derradeiro Brado do Chico da Matilde", publicado em 2014.
Audifax Rios lançou esse almanaque sobre os 100 anos de morte de Dragão do Mar e sobre histórias da Praia do Peixe, narrando vários fatos e personagens que traçam a história do movimento, ressaltando o Ceará como pioneiro na abolição, e também a viagem de Chico da Matilde (Dragão do Mar) ao Rio de Janeiro, então capital do país.
Um livro que fala de personagens e da importante luta para a libertação da população negra e contra a barbárie do regime escravocrata.
Além dos textos, Audifax estampou o livro com dezenas de ilustrações que remetem à arte da xilogravura. O projeto gráfico e a diagramação couberam a João Rios, filho de Audifax, e a Charles Monte.
Comments