Hoje é o dia do leitor, data que nos lembramos que a leitura é um ato importantíssimo na sociedade, pois é o ato de ler que dá vida ao texto literário. Vários pesquisadores e historiadores literários trabalharam com as premissas dos conceitos de leitura literária, como Hans Robert Jauss e Wolfgan Iser, da Escola de Constância, Alemanha, a partir do final dos anos de 1960.
A teoria da recepção de Jauss coloca o leitor no centro do fenômeno literário considerando que o livro é apenas um objeto reativado a cada leitura. A partir dessa teoria, o leitor é historicizado, ou seja, deve ser inserido em uma determinada época, em um determinado contexto:
“Considerando-se que, tanto em seu caráter artístico quanto em sua historicidade, a obra literária é condicionada primordialmente pela relação dialógica entre literatura e leitor — relação esta que pode ser entendida tanto como aquela da comunicação (informação) com o receptor quanto como uma relação de pergunta e resposta —, há de ser possível, no âmbito de uma história da literatura, embasar nessa mesma relação o nexo entre as obras literárias. E isso porque a relação entre literatura e leitor possui implicações tanto estéticas quanto históricas. A implicação estética reside no fato de já a recepção primária de uma obra pelo leitor encerrar uma avaliação de seu valor estético, pela comparação com outras obras já lidas. A implicação histórica manifesta-se na possibilidade de, numa cadeia de recepções, a compreensão dos primeiros leitores ter continuidade e enriquecer-se de geração em geração, decidindo, assim, o próprio significado histórico de uma obra e tornando visível sua qualidade estética. Se, pois, se contempla a literatura na dimensão de sua recepção e de seu efeito, então a oposição entre seu aspecto estético e seu aspecto histórico vê-se constantemente mediada, e reatado o fio que liga o fenômeno passado à experiência presente da poesia, fio este que o historicismo rompera”.
(JAUSS, “A história da literatura como provocação à teoria literária”, 1994, p. 22-23).
Comments