top of page

Ideias importantes de Ailton Krenak



Dois livros recentes e importantíssimos do pensador indígena Airto Krenak.


Leituras importantes e necessárias para esse mundo que não sofre apenas por uma pandemia viral, mas pandemias morais e destrutivas. O maior parasita do mundo é o ser humano.




Parágrafo inicial do livro:


"Quando falo de humanidade não estou falando só do Homo sapiens, me refiro a uma imensidão de seres que nós excluímos desde sempre: caçamos baleia, tiramos barbatana de tubarão, matamos leão e o penduramos na parede para mostrar que somos mais bravos que ele. Além da matança de todos os outros humanos que a gente achou que não tinham nada, que estavam aí só para nos suprir com roupa, comida, abrigo. Somos a praga do planeta, uma espécie de ameba gigante." (...)


Aílton Krenak (1953) é um líder indígena, escritor e ambientalista. Faz parte da etnia indígena krenak, natural da região do Médio Rio Doce, Minas Gerais. A partir da década de 1980, dedicou-se à articulação do movimento indígena. Em 1985, fundou a ong Núcleo de Cultura Indígena. Participou, em 1887, da Assembleia Constituinte. Participou da fundação da União das Nações Indígenas e do movimento Aliança dos povos da floresta. Hoje, além da sua atuação como líder indígena, é assessor para assuntos indígena no Governo de Minas Gerais. Mais informações sobre o movimento indígena e sua tradição cultural, consultar o blog do pensador.

1 visualização

Comments


bottom of page