top of page

Michéle Petit - A arte de Ler


"A arte de ler ou como resistir à adversidade" é um imperdível livro da antropóloga Michéle Petit. Ao estudar as experiências de mediadores de leituras em situações de adversidade, em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, nos ensina que a leitura possibilita falar, aprender, entender, simbolizar e estar atento à vida.


Para Petit “os livros são hospitaleiros e nos permitem suportar os exílios de que cada vida é feita, pensá-los, construir nossos lares interiores, inventar um fio condutor para nossas histórias, reescrevê-las dia após dia. E algumas vezes eles nos fazem atravessar oceanos, dão-nos o desejo e a força de descobrir paisagens, rostos nunca vistos, terras onde outra coisa, outros encontros serão talvez possíveis. Abramos então as janelas, abramos os livros” (p. 266).

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.


Michèle Petit é antropóloga, pesquisadora do Laboratório de Dinâmicas Sociais e Recomposição dos Espaços, do Centre National de la Recherche Scientifique, na França, no qual ingressou em 1972. Desde 2004 coordena um programa internacional sobre "a leitura em espaços de crise", compreendendo tanto situações de guerra ou migrações forçadas como contextos de rápida deterioração econômica e grande violência social.

0 visualização

Comments


bottom of page