top of page

Narcélio Limaverde - Fortaleza Antiga


Há um ano, falecia o radialista Narcélio Limaverde. Foram quase sete décadas de atuação na comunicação cearense, um dos maiores nomes do nosso rádio e televisão. Iniciou a carreira no Ceará Rádio Clube, na década de 1950 e, na década seguinte, ingressou na recém-inaugurada TV Ceará. Teve passagens pelas rádios Dragão do Mar, Rádio Jornal do Comércio de Recife, Sistema Verdes Mares, rádio Uirapuru, Cidade AM, Rádio Assunção Cearense, FM do Povo.


De 2007 a 2022, fez parte da Rádio FM Assembleia, onde apresentou o Programa Narcélio Limaverde. Nesse programa, ele apresentava com muito bom humor e perspicácia, várias histórias da vida cultural cearense, sobre a literatura e as artes e, principalmente, causos e crônicas da Fortaleza antiga. As histórias da Fortaleza Antiga foram transmitidas na TV Assembleia do Ceará, e também constam no canal do Youtube desse canal televisivo.


As histórias da Fortaleza antiga também foram publicadas em livro, pelo INESP, em 2008, que estão na foto


São histórias deliciosas que se passam entre as décadas de 1940 até 1960, em que Narcélio fala dos carnavais de Fortaleza, a popularização do telefone, as eleições, as quermesses, os cinemas, os bondes, os costumes, a moda, o Ceará Moleque, o cotidiano das redações dos jornais impressos e das rádios. Mas, uma das principais protagonistas de suas histórias, sobretudo, é a Praça do Ferreira e suas metamorfoses, a praça do coreto, da coluna da hora e do abrigo Central.


Uma de suas narrativas começa assim: “— Eu já disse que na Praça do Ferreira começava e terminava tudo, inclusive namoros, noivados e promessas de casamentos. Já há pessoas mais jovens, é claro, porque as mais antigas sabem muito bem onde era a famosa Esquina do Pecado. Esse famoso local da Praça do Ferreira ficava...”


Querido Narcélio, muito obrigado pelo seu obstinado trabalho na comunicação cearense, para a elevação da nossa cultura e por nos deliciar com as milhares de histórias e memórias que compartilhou generosamente conosco. Muito obrigado.

0 visualização

Kommentare


bottom of page