top of page

O quarto estado - Giuseppe Pellizza da Volpedo



O famoso quadro de Giuseppe Pellizza da Volpedo (1868-1907), "O quarto estado", retrata homens do povo, cujos detalhes das feições não são possíveis distinguir. Percebe-se o contraste entre os rostos brilhantes, chapéus e roupas escuras, próximas aos tons cinza e marrom. O líder é banhado por uma luz irreal. O colete avermelhado, como se fosse um alvo, destaca-se no centro da tela. Mal se pode ver seus olhos, perdidos na sombra do chapéu. A barba é espessa, a mão direita, em uma pose angular, é descuidada, e a jaqueta está por cima do ombro em um gesto nobre e gracioso. Seu vizinho está de braços cruzados. A mulher parece não seguir o mesmo ritmo da multidão. Voltada para o líder, ela avança com uma criança em seus braços.


O quadro reflete as posições políticas do autor. Aos 22 anos, o pintor italiano aproximou-se das ideias socialistas bastante difusas entre os trabalhadores da cidade e do campo da Itália daquela época. A sua visão de mundo expressa-se nesse quadro como síntese da sua vida político-artística.


VOLPEDO, Giuseppe Pellizza da. O quarto estado. 1901. 1 original de arte, óleo sobre tela, 293 cm x 545 cm. Museo del Novecento, Milão, Itália

0 visualização

Comentários


bottom of page