top of page

O que é uma Resenha? Breves considerações


Charles Ribeiro Pinheiro

Uma resenha é uma avaliação crítica de um livro (literário ou não-literário) e de uma variedade de obras artísticas (incluindo músicas, filmes, espetáculos, exposições, performances, peças, games etc.). Este texto se concentra em apontamentos para resenhas de livros literários, assim como livros técnicos, científicos, ensaios, ciências humanas.

Acima de tudo, uma resenha constrói um argumento. A característica mais importante de uma resenha é que ela é um breve comentário crítico somado a uma síntese/resumo. Permite construir um diálogo com o criador da obra e com outros públicos. Pode-se concordar ou discordar e identificar em que considera a obra relevante ou insatisfatória, a partir de uma análise formal, experiências com obras semelhantes e conhecimentos teóricos prévios.

A opinião sobre a obra em questão deve ser clara e objetiva. Não se trata de um artigo acadêmico, porém, pode existir a referência ou alusão a alguma teoria ou pensador, menção a livros sobre o assunto abordado, comparação a obras próximas. Esses diálogos entre saberes e opiniões enriquecem a argumentação do texto em escrita.

Normalmente, as resenhas são breves. Em jornais e revistas acadêmicas, raramente excedem uma média de 1.000 palavras, embora existam trabalhos mais longos e comentários extensos. Em ambos os casos, as resenhas precisam ser sucintas. Embora variem em tom, assunto e estilo, compartilham algumas características comuns: fornece ao leitor um resumo conciso e relevante do conteúdo ou tema do livro, bem como sua perspectiva geral, tese ou propósito. Em segundo lugar, e mais importante, uma resenha oferece uma avaliação crítica do conteúdo. Finalmente, além de análise, uma resenha sugere ou não a obra ao público.

A escrita da resenha exige o desenvolvimento de um argumento sobre a obra ou livro em consideração e apresentar esse argumento organizado e bem fundamentado em um texto conciso.

Para a escrita de uma resenha, é fundamental elencar algumas perguntas pertinentes e, ao respondê-las, organizá-las em um encadeamento lógico e argumentativo:

  • Qual é o assunto da obra/livro? Apresente a obra e o seu autor. Além do resumo, descreva a organização geral e aspectos formais.

  • Para quem é escrito? Qual é o objetivo dessa obra?

  • Interessante situar a obra no contexto histórico, científico, cultural e artístico mais amplo.

  • Como o autor estrutura seu argumento? Quais são as partes que compõem o todo? O argumento faz sentido? As evidências são convincentes? São pontos pertinentes para textos não-literários, como livros científicos, artigos, biografias, ensaios.

  • Qual é o gênero do livro? De que campo surge? Ele se conforma ou se afasta das convenções de seu gênero? Essas perguntas podem fornecer um padrão histórico ou literário no qual basear as avaliações.

  • É interessante? É relevante? Chamar a atenção para partes do livro e comentá-las de forma positiva e/ou negativa - consultar outras publicações que fizeram algo semelhante. Observar o propósito do livro: se é bem sucedido ou não.

  • Como esse livro ajuda os leitores a entender o assunto? É recomendável o livro ao leitor?


SÍNTESE: GÊNERO RESENHA

Etimologia e definição: vem do Latim "resignare" - re- "de novo" + signum- "sinal, assinatura, marca". Ou seja, resumir, elaborar uma lista. Contemporaneamente, designa o gênero textual que realiza uma breve apreciação de um objeto cultural ou científico. Tem por objetivo apresentar e julgar o objeto resenhado para determinado público, emitir uma opinião, descrever.

Estrutura da resenha

  • Introdução/ apresentação;

  • Descrição do objeto ou tema;

  • Apreciação crítica;

  • Referência bibliográfica.


Pontos importantes para a construção da resenha:

  • Identificar o autor;

  • Apresentar a obra;

  • Descrever a estrutura e o conteúdo da obra;

  • Analisar criticamente;

  • Recomendar ou não a obra.

15 visualizações

Comments


bottom of page