top of page

Inscrições Dia da Literatura Cearense



“DIA DA LITERATURA CEARENSE: ARQUIVOS, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA”

 

Olá! É com muita alegria que o Grupo de Pesquisa “Literatura Cearense Comparada”, coordenado pelo Prof. Dr. Charles Ribeiro Pinheiro, com apoio do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará e da FUNCAP, convida a todas e a todos para participar do evento “Dia da Literatura Cearense: arquivos, memória e resistência” com o objetivo de celebrar e discutir a arte literária produzida pelas autoras e autores do nosso estado.


Por meio da Lei estadual Nº 13.411, de 15 de dezembro de 2003, houve a instituição do “Dia da Literatura Cearense”, que passou a ser comemorada no dia 17 de novembro, em homenagem ao nascimento de Rachel de Queiroz, autora do clássico O Quinze (1930), símbolo da literatura cearense, assim como José de Alencar, Francisca Clotilde, Rodolfo Teófilo, Antônio Sales, Juvenal Galeno, Patativa do Assaré, Moreira Campos, Emília Freitas e a Padaria Espiritual.


Para esse ano, além de discutir a luta contra o apagamento, o silenciamento, o arquivamento, o esquecimento e o memoricídio de escritoras e escritores cearenses, homenagearemos os escritores Gilmar de Carvalho, Oswald Barroso e os 110 anos de Antônio Girão Barroso e Moreira Campos.


Ressaltamos que ler, estudar e conhecer as autoras e autores cearenses são atos de resistência fundamental para valorizar a identidade cultural do Ceará.

Venha celebrar conosco!

 

Quando: 18/11/2024.

Horário: de 08h30 às 19h30.

Onde: Auditório José Albano –CH1 UFC (Campus Benfica, Fortaleza)

Vagas: 100. Certificado: carga horária de 10 horas.

Evento: gratuito e aberto ao público.

Organização: Grupo de Pesquisa em Literatura Cearense Comparada-UFC



32 visualizações

Commentaires


bottom of page